A dinâmica dos serviços dentro do Varejo está mudando, especialmente para as Marcas que desejam conquistar os corações dos clientes.
Em se tratando de Cafeterias especializadas, o profissional precisará ter algumas habilidades em destaque, mais do que nunca:
A- Atendimento com foco em Hospitalidade.
B- Conhecimento técnico em cafés especiais.
O Atendimento sempre foi tido como diferencial para os negócios de atendimento ao público em geral, porém como o aumento da concorrência, escassez de recursos de alta qualidade devido aos altos custos de produção, consequentemente a tendência a alta inflação nessas categorias irão tornar o atendimento mais protagonista ainda.
Portanto, técnicas avançadas de vendas e de atendimento serão necessárias. Desenvolvimento da equipe será a única saída para prosperar.
Os melhores atendimentos a cliente acontecem quando os profissionais conseguem satisfazer as demandas de forma antecipada, ou seja, segundo as técnicas “Disney” de atendimento ao público, o encantamento ao cliente acontece quando conseguimos antecipar os pedidos, de forma a surpreender a expectativa. Ao final essa “surpresa boa” tende a fidelizar mais e a transformar o atendimento em vantagem competitiva.
Já o conhecimento técnico de cafés especiais para quem está no atendimento de mesa, por exemplo, precisa ser o mais completo possível. Pois, para oferecer os grãos variados, os métodos disponíveis e as suas melhores harmonizações, haverá de ter treinamentos específicos.
A grande transformação virá quando a clareza que o atendimento ao cliente precisará ser consultivo, ou seja, o Atendente Consultor. Pois por meio do profissional de salão o cliente irá tirar suas dúvidas sobre o mundo dos cafés especiais e sobre as melhores indicações das comidinhas do cardápio.
Afinal de contas, o hábito de consumir cafés especiais, com características únicas, com origens diferentes e histórias que inspiram precisaram ser contadas durante o atendimento. Nem todos os clientes querem esse tipo de abordagem, porém precisaremos estar preparados.
O Varejo em lojas físicas já se tornou um local de experimentação e de tirar dúvidas dos novos consumidores. Logo, adequação do ambiente e qualificação será cada vez mais fundamentais.
É isso, bons cafés à todos !
Vamos que vamos!
Raul Guizelini
Fundador da Terrafé